quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O passeio

Vou tentar descrever  meu primeiro passeio por São Paulo -este ano- foi uma mistura de sentimentos, de euforia,surpresa,  frustação, incerteza, alegrias, nervoso, preocupação e contemplação.
Sério foi muita coisa em um único dia. A preocupação foi grande também, eu não sei andar por São Paulo sozinha, mas sei de como não se deve andar por São Paulo. Como diz o Criolo é um labirinto místico.
Ainda com quatro amigas nessa loucura que também não sabem andar por SP, era a primeira que tinham andando de metrô...confesso que fiquei feliz por elas terem gostado dessa loucura toda, encontramos algumas pessoas bacanas e gentis no caminho, lugares incríveis, mas vou confessar que não relaxei totalmente, não somente da questão de qual caminho pegar, questão de segurança também. 
Mudando um pouco de assunto finalmente conheci o Museu da Língua Portuguesa, lembro que uma das minhas professoras, acho que na quinta serie  disse que um dia ia nos levar lá fiquei sonhando com isso é nada aconteceu ( momento sonho de infância), No primeiro andar esta tendo a exposição Esta sala é uma piada! Com charges, caricaturas e historias em quadrinhos do 41° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o que foi muito interessante tinha charges criticando as três religiões monoteísta por artistas de várias nacionalidades ( lembrei do Charlei Hebdo rsrs) o comportamento das pessoas nas redes sociais, os protestos nas ruas, a politica, isso tudo com músicas que marcaram época na ditadura.
No segundo andar era uma mistura de filme e literatura, com telas interativas mostrando a origem das palavras que usamos,a influência dos índios, dos imigrantes.
No terceiro foi o que mais me encantou era um curta sobre a origem das palavras,a diversidade de línguas,do português do dia a dia que se reinventa a cada dia em nossas bocas nas ruas,   e quando acaba de repente a tela se move, você é convidado para penetrar surdamente no reino das palavras (Carlos Drummond de Andrade), é poemas ganham vida, sentido e movimento que antes não compreendia.
Terminamos o dia com a Pinacoteca de SP com as obras realistas e detalhadas do escultor Ron  Muek, me senti uma formiga perto do casal fofo de idosos.
Foi cansativo mas valeu a pena que venha os próximos passeios.











Nenhum comentário:

Postar um comentário