Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Encontro com Laurentino Gomes

Desculpa a demora,  estava ocupada com o projeto do terceiro modulo do curso.

Eu não sei vocês mas quando encontro um cantor ou autor que admiro simplesmente travo, não sei o que falar.
Bem encontrei com o Laurentino Gomes na Bienal do Livro ( é faz um tempinho)  e só consegui falar: - Oi, prazer!! Gosto muito do seu livro! -  e nada mais que isso.
Enfim, mas vamos falar do Laurentino...
 Comecei ler o 1808 no 3° ano, e  ai foi que "descobri"  a minha  queda por historia, gostava das aulas, dos livros, no entanto este foi o primeiro livro que me fez se interessar realmente, até porque tira todos os  floreios e fantasias do que aprendemos na escola e mostra a historia em si.
Tive o prazer de ouvir sua palestra e aprendi muito.  E é verdade nós brasileiros esquecemos das coisas muito fácil, não valorizamos a nossa cultura e vejo isso na cidade que moro, prédios históricos são derrubados para construir estacionamento  é angustiante. 
Alguns  podem achar o livro chato por conta de muitos detalhes , confesso que nas parte de conversão de moeda, mas pode ser muito divertido também saber que Dom Pedro I  proclamou a republica com problemas intestinais, de como novas palavras surgiram no nosso vocabulário. 
Falou também da dificuldade de fazer conjecturas, e de alguns tentar ver a história através de alguma ideologia e temos que ver as coisas como elas realmente aconteceram.
É clichê mas como não dizer precisamos saber do passado para entender o presente.
 Já lí o 1808 e 1822 e nós próximos meses vou ler o 1889 :), apesar de ele dizer que não vai mais fazer livros com nomes de anos, eu até entendo já foram três, mas ajuda tanto na hora da prova - Que ano a família real portuguesa transferiu sua corte para o Brasil? 1808- nem tinha mais como esquecer kkkk.
Ah gente o Laurentino me pareceu sabe aquelas pessoas de sítio que gosta de ouvir os passarinhos, campo, que tem um fim de tarde cheia de historio (estoria) pra contar, Sei lá achei. 
Obrigado Laurentino pela atenção.

PS: No dia 19/11/2014 o Laurentino ganhou o prêmio Jabuti pelo 1889. Fiquei super feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário